Achega
- Categorias: comer e beber, lojas, cafés
- Colaboradores: Caio Nepomuceno
- Fotógrafos: Henrique Queiroga
- Local: Belo Horizonte, MG
- Ano: 2020
Nessa casa, mora o Achega. Nela também mora nossa enorme alegria pelo convite e realização de um espaço totalmente dedicado ao melhor do café: torrefação, consumo, venda e reparo de máquinas - com a Oficina do Espresso.
No acesso, a luz colorida de dentro traz a atmosfera neon da parte interna, para a fachada. É para lá que levamos nossa mímese anos 80. No processo de investigação, estudamos a estética anos 80, do movimento Memphis ao fliperama, para buscar um diálogo com a casa. Queríamos trabalhar com elementos que trouxessem alguma relação com a tecnologia mais contemporânea, o que tem a ver com as máquinas de café de alto desempenho que passam por aqui. Chegamos em um mobiliário mais robusto e escuro e em guias neon que nos orientam pela casa.
No pavimento inferior, a mágica acontece. É lá que está a oficina da oficina do espresso. Estudamos os processos do conserto e manutenção das máquinas de café para criar uma logística que funcionasse com eficiência para as atividades que são desenvolvidas aí. Cada mangueira dessa que desce da calha superior tem uma função: aspirador, compressor, elétrica e água. São aéreas como forma de deixar o layout mais livre. Com esse formato, se recolhem quando não utilizadas e conseguem esticar e chegar às extremidades das mesas de trabalho. Esse espaço é totalmente voltado para a melhor ergonomia e eficiência no desenvolvimento das atividades de manutenção das máquinas de café, e o detalhamento para execução foi discutido e revisado de perto pelo cliente — o que nos dá mais segurança de que tudo vai funcionar bem.