Apartamento 1983
- Categorias: residencial
- Fotógrafos: Studio Tertúlia
- Local: Belo Horizonte, MG
- Ano: 2021
Quando a gente publica um projeto, escolhemos um nome para ele. Se não é comercial, a gente elege um nome que tenha a ver com o processo, com o dono ou com o resultado, obviamente.
Esse é o apartamento 1983.
Escolhemos a data do projeto original do prédio porque ele tem características muito especiais da arquitetura da década de 1980 e que, aqui, estão preservadas. Para começar, o acesso ao apê é uma ousadia maravilhosa e se faz pela varanda.
No espaço interno, as características da arquitetura original do edifício trazem muito valor para o espaço: Piso em tabuado, laje de concreto aparente, paredes brancas... tudo cria uma atmosfera bem anos 80 e contemporânea. Com um formato trapezoidal, a melhor ocupação do espaço se deu com o uso da mesa redonda. Assim, se circula pela sala para acessar circulação íntima, cozinha e sala de estar, sem quinas.
Na sala de TV, ou estar, que está em um foi instalada a tela de Juliana Gontijo, e as paredes receberam, pela Juliana, intervenção que dialoga e faz o pano de fundo do seu trabalho.
O quarto, assim como os demais ambientes, foi resolvido com intervenções sutis. Um barrado em 3 cores, percorre todo o perímetro do ambiente e faz a vez de cabeceira, dando a sensação de que existe um anteparo atrás dos travesseiros. Os lados da cama receberam apoios para a cabeceira diferentes: uma mesinha lateral e uma mesa de cabeceira de Zalszupin.