Bar de vidro | CASACOR 2024
- Categorias: comer e beber, outros, bares, restaurantes
- Colaboradores: Aluska de Farias, Iago Collo
- Fotógrafos: Estúdio NY e Henrique Queiroga
- Local: Belo Horizonte, MG
- Ano: 2024
O bar desenvolvido para a CASACOR Minas 2024 parte do respeito às camadas existentes do imóvel, preservando traços, pigmentos e marcas do tempo como base do projeto. A arquitetura atua por adição, incorporando apenas os elementos essenciais para a operação do bar e criando um ambiente funcional, convidativo e confortável.
O projeto valoriza o contraste entre antigo e novo, explorando diferentes texturas, materiais e efeitos visuais. Opacidades, reflexos e transparências são trabalhados como linguagem arquitetônica. O balcão principal é composto por grandes formatos de pedra, sobrepostos por um segundo balcão em chapas de vidro, criando um jogo preciso entre luz, transparência e reflexo. Ao fundo, a estante funcional do bar, inteiramente em vidro, reforça esse exercício de ressignificação do material.
No salão inferior, o espaço foi pensado para um consumo mais confortável e desacelerado. A obra do artista Vitor Mizael, fixada nas estruturas de serralheria, assume protagonismo no ambiente, trazendo uma cartela de cores vibrante que se desdobra nos acabamentos do mobiliário e completa a atmosfera do projeto.