Do Terceiro
- Categorias: comer e beber, bares
- Colaboradores: Ana Laura Noce, Iago Collo, Clara Arnaut, Leandro Rocha
- Fotógrafos: Studio Tertúlia
- Local: Belo Horizonte, MG
- Ano: 2022
A Do Terceiro Chopperia recebeu esse nome porque está no terceiro piso do Mercado Novo — um mercado na área central da cidade, construído da década de 1960, que estava obsoleto e há pouco tempo voltou para a cena social e cultural de BH.
No projeto desse espaço, partimos da integração de quatro lojas, que conformam um partido em ‘L’ para a choperia. Esse partido permitiu a conexão entre dois corredores de circulação, ampliando a visibilidade da loja e o fluxo de pessoas por ela. A ocupação partiu do essencial: um amplo balcão de serviço, uma estante de estoque de grande porte, uma câmara fria central e letreiros luminosos, em uma base cromática que busca a mesma paleta de cores da área externa da loja.
As alvenarias internas têm um aspecto envelhecido, em tons terrosos e mais escuros. Essa textura cria uma ambiência mais escura que só é quebrada pelo amplo balcão de atendimento iluminado, feito em telha translúcida, e pelos letreiros LED, com letras vermelhas, que expõe os tipos de cerveja disponíveis em cada uma das torneiras. O balcão funciona como uma grande luminária, por isso, não há elementos de iluminação aéreos. Ao mesmo tempo, os letreiros LED criam um movimento constante e uma iluminação avermelhada no espaço.
Ocupando a parede mais comprida da choperia, uma grande estante porta — pallet funciona como o estoque. É para ela que o s barris vazios ou os barris cheios que ainda vão ser resfriados vêm. A proposta é de um uso efetivo da estante e não apenas cenográfico. Dessa forma, há dias em que está mais ou menos cheia, a depender do fluxo do estoque.