Hou Mei Asian Food Bar
- Categorias: comer e beber, bares, restaurantes
- Fotógrafos: Henrique Queiroga
- Local: Belo Horizonte, MG
- Ano: 2019
Com a proposta de trazer a identidade asiática de forma contemporânea, moderna e descolada, nasceu o Hou Mei – Asian Food Bar.
Obedecendo ao briefing que tinha como principal intenção projetar um bar de comida oriental que não possuísse referências muito diretas da cultura oriental, a arquitetura foi inspirada no ideograma do alfabeto chinês, no qual as letras são sempre desenhadas em um quadrado imaginário, o que confere uma ordem ortogonal e proporcional da forma quadrada à escrita. Nessa linguagem, os elementos arquitetônicos seguem a ortogonalidade, na qual prevalece a proporção quadrada, partido que está presente no desenho das luminárias, do mezanino, dos revestimentos, prateleiras e, inclusive, do mobiliário.
Para ocupação do imóvel, que se encontrava vazio, foi projetado um mezanino em estrutura metálica, sendo que os elementos estruturais foram mantidos aparentes, o que contribuiu para a composição da arquitetura e para as desejadas linhas ortogonais.
A cozinha foi instalada no mezanino e, abaixo dela, o pé direito mais baixo marca a área de atendimento do bar, conferindo a esse trecho do imóvel a área de atendimento e cocção. Com a intenção de dar à cozinha uma sensação menos claustrofóbica para quem está trabalhando no preparo dos pratos, as esquadrias que fecham a cozinha são em vidro. Tirando partido do material gráfico desenvolvido pelo Estúdio Bogotá para o bar, as placas de vidro que vedam a cozinha receberam uma plotagem com as ilustrações da Helena Cintra.
No salão de mesas, luminárias desenhadas pelos arquitetos ocupam o pé direito alto, funcionando como elemento de ornamentação dessa área e, quando acesas, configuram pontos de luz que são vistos da calçada.
Ao final do bar, os banheiros são em tons terrosos, o que acaba deixando escapar uma luz mais quente para o salão.