OOP Loja, Café e Torrefação
- Categorias: comer e beber, lojas, cafés
- Fotógrafos: Henrique Queiroga
- Local: Belo Horizonte, MG
- Ano: 2020
A reforma do OOP Café, Loja e Torrefação partiu da remodelação da loja existente – o então OOP Café. Localizado em uma posição estratégica da Savassi, região central de Belo Horizonte, a loja está junto a muitos outros pontos comerciais relevantes, como lojas, restaurantes, bares e edifícios que abrigam escritórios de arquitetura, comunicação, design e _startups_, e se configura como um local de encontros profissionais e casuais.
Na primeira proposta do ocupação o personagem principal do projeto era o consumo do café especial, feito com grão de qualidade superior à do café comercial ordinariamente encontrado e acompanhado de um cuidado especial, desde o tratamento do terroir à xícara do consumidor. Na proposta de reforma, ele continua como protagonista, mas, especialmente, os processos anteriores ao consumo estão em foco. Parte considerável da loja passa a abrigar a torrefação e o escritório do OOP. Os espaços destinados ao consumo são levados para a calçada e se valem da ampla área pública externa existente à frente da loja. A intenção, agora, é aproximar o processo de torrefação do consumidor final e oferecer, além do café para consumo na calçada, o café para levar.
Para marcar a renovação sem perder a identidade já consolidada, o metal e a madeira permanecem como matéria prima principal, porém, agora, o branco toma conta. O design industrial e contemporâneo dá o tom à loja. A cor branca proposta para todos os ambientes visou valorizar a cor do café e das embalagens, deixando-as em destaque.
Para compor o novo espaço, adequado aos novos serviços e especialmente voltado para a venda do café-para-levar, o balcão de atendimento foi instalado mais próximo da porta de acesso. Com uma área compacta de balcão, buscou-se entender e organizar as funções agregadas nele, assim como em uma cozinha industrial: diminuir per cursos e aumentar eficiência: Moinho de espresso e coado, torradora, máquina de café espresso, torre de água... tudo à mão e organizado em uma linha de produção e atendimento eficientes.
Nas laterais ficaram as estantes para expor os produtos à venda. Branquinhas, em serralheria e com prateleiras de madeira, elas receberam um sistema de iluminação que acende o produto. Uma divisória em vidro canelado separa esse espaço de atendimento ao público da área de torrefação e escritório. A textura do vidro deixa aparente e revela parcialmente o que está acontecendo ali atrás. Com esses elementos, consegue-se dar privacidade para as atividades internas, mas trazê-las também para mais próximo do público.
A marca do OOP foi redesenhada, tendo o Estúdio Triciclo como responsável, e seguindo o conceito e a mesma linha de trabalho que a arquitetura.